Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

XII Jogos da Amizade

Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h24 | Acessos: 1384

O Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Educação e Cultura do Exército e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, realizará, no período de 02 a 07 de julho de 2018, os XII Jogos da Amizade na Cidade de Campinas. Trata-se de um evento esportivo e artístico-cultural.

Os Jogos da Amizade contarão com a participação de cerca de 1.500 alunos do Ensino Básico do Sistema Colégio Militar do Brasil, oriundos de 13 cidades sede (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria).

Serão disputadas as seguintes modalidades desportivas: basquete, futebol, voleibol, handebol, xadrez, orientação, judô, atletismo, natação, hipismo e pentatlo moderno (corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro) masculino e feminino.

Os Jogos serão realizados nas instalações esportivas da EsPCEx, e do Círculo Militar de Campinas. As provas de Hipismo serão feitas na Sociedade Hípica de Campinas.

Um momento muito significativo será a competição artístico-cultural denominada ZumZaravoice. Acontecerá na noite dia 6 de julho no belíssimo Teatro Municipal Paulo Gracindo, em Paulínia. Cada cidade sede apresentará seus talentos em tema livre, tendo renomadas personalidades do meio artístico como jurados. Também haverá uma apresentação da Banda do Sistema Colégio Militar do Brasil, que reunirá alunos de todos os colégios.

A iniciativa é abrangente e inédita na educação básica pública nacional, envolvendo, além de atividades desportivas, eventos culturais e sociais em regime de imersão. Entre outros objetivos, busca-se, desde cedo, o desenvolvimento das habilidades e dos talentos individuais e coletivos, além da associação do esporte e da arte à melhoria da qualidade de vida.

Todas as atividades serão supervisionadas por profissionais, mas coordenadas, em sua execução, pelos próprios alunos, valorizando a iniciativa e a liderança. Um exemplo dessa participação é a equipe de imprensa local, totalmente formada por alunos-repórteres, destinada a cobrir o evento, realizar a seleção e a edição de imagens para a posterior divulgação.

Para mais informações sobre o desenvolvimento deste exemplo de sucesso em Educação Pública Nacional por Competências, estímulo à criatividade e inovação dos nossos jovens, com inclusão social, o Exército Brasileiro coloca à disposição, para eventuais dúvidas e apoios, o Coronel Marco Antônio da DEPA ( 021-2519-5262 / 021-96999-3034 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

registrado em:
Fim do conteúdo da página