Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

XI Semana Nacional do Quadro Complementar de Oficiais celebra 30 anos da ExFCEx

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h37 | Acessos: 694

Salvador (BA) – A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) celebrou, com diversos eventos, o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) na manhã de 2 de outubro. O Quadro comemora 29 anos de criação, integrado por militares com curso superior em diferentes áreas do conhecimento e que atuam nas organizações militares exercendo atividades ligadas a essas formações. O ingresso no Quadro acontece por concurso público, seguido por Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizado na EsFCEx.

Uma solenidade militar deu início às comemorações pelo Dia do QCO, com homenagem à Maria Quitéria de Jesus, Patrono do QCO. Baiana, nascida em São José de Itapororocas, em 1797, Quitéria foi a primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar no Brasil.

Na sequência dos eventos dessa data especial, as turmas de 2008 e 1998 inauguraram placas alusivas à passagem dos 10 e 20 anos de formatura no CFO.

Semana Nacional do QCO

As comemorações pelo Dia do QCO integram a programação da Semana Nacional do QCO, promovida pela EsFCEx entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, com o objetivo de integrar os militares do Quadro e divulgar sua atuação profissional na Força Terrestre.

No dia 1º de outubro, havia ocorrido a cerimônia de lançamento do Selo Personalizado e da Moeda Comemorativa de 30 anos, bem como foi realizada a abertura oficial da Exposição Fotográfica, tudo em comemoração aos 30 anos da Escola de Formação Complementar do Exército e 29 anos do QCO.

 Simpósio Interdisciplinar

Na 11ª edição da Semana Nacional do QCO ocorre, no período de 2 a 3 de outubro, o X Simpósio Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar (SICAM), que aborda o tema “Logística e Recursos Humanos: desafios e avanços num Exército em Transformação”, abrangendo as áreas de Ciências Administrativas, Educacionais, Militares, Sociais e Tecnológicas.

O Simpósio tratou de assuntos atinentes ao complexo problema da gestão na atualidade, particularmente no âmbito do serviço público, dentro da visão das competências funcionais, bem como, permitiu o intercâmbio institucional entre EsFCEx e Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia e do Brasil, com a troca de conhecimentos entre o público civil e militar.

Lançamento de revista científica

A Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar 2017 (RICAM/17) e a nova RICAM On-Line foram lançadas na terça-feira, dia 2 de outubro, durante o X SICAM, no Auditório Marechal Castello Branco, da EsFCEx. trata-se de um espaço para a publicação de trabalhos científicos da Escola.

Nessa edição, o Periódico Científico conta com um editorial multidisciplinar, envolvendo as áreas de conhecimento afetas ao Quadro Complementar de Oficiais, sendo abordados assuntos de Comunicação Social, Direito, Educação, Saúde e Veterinária.

O principal propósito da publicação é dar visibilidade ao produto intelectual dos integrantes da linha do ensino complementar da Força Terrestre. Portanto, é o local ideal para a publicação dos trabalhos científicos de todos os integrantes do QCO. Muitos militares que concluíram especializações, mestrados e doutorados têm na RICAM/17 a oportunidade de dividir o conhecimento auferido com os demais interessados na investigação científica e na produção de saber.

 Abaixo, confira a lista de artigos que contemplam a RICAM:

- A relevância da Comunicação Interna em Operações de Paz: relato de experiências da BRAENGCOY 19 (MINUSTAH);

- Assessoria Jurídica nas Missões de Paz da ONU: o desafio de assegurar que questões jurídicas tenham seu desfecho no território de atuação das Missões de Paz;

- A nova perspectiva da formação militar dos capelães no Brasileiro: uma proposta de alinhamento como a formação do Quadro Complementar de Oficiais;

- Atitude do corpo docente dos estabelecimentos de ensino de nível de formação do Exército Brasileiro sobre o comportamento suicida;

- O papel do oficial enfermeiro nas Missões de Paz da ONU: perspectivas de atuação no apoio de saúde à unidade médica nível 2;

- Sistema de Saúde do Exército Brasileiro centrado na prevenção de agravos: oportunidades de inovação no contexto da racionalização administrativa; e

- Prevenção de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika em Organizações Militares na Vila Militar do Rio de Janeiro.

Clique aqui e acesse nova RICAM On-Line

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página