Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EsFCEx realiza a cerimônia de entrega das espadas aos novos Oficiais do Exército Brasileiro

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 18h26 | Acessos: 2201

Salvador (BA) – Na noite desta terça-feira, dia 27 de novembro, a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) realizou a solenidade de entrega da espada e o compromisso ao primeiro posto dos novos Oficiais do Quadro Complementar e da primeira turma de Capelães Militares do Exército Brasileiro formada nesta Escola. A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e convidados.

A solenidade foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Nordeste, e prestigiada pelos Excelentíssimos Senhores, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Antigo Ministro-Chefe de Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República; General de Divisão Joarez Alves Pereira Júnior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, Comandante da 6ª Região Militar; Doutor Fábio Conrado Loula, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal na Bahia; dentre outras autoridades militares e civis.

Durante o evento, os padrinhos e madrinhas entregaram a espada para os novos Oficiais, os quais fizeram o tradicional juramente à Bandeira Nacional. A cerimônia é uma formatura militar das mais importantes e representou o cumprimento da missão de formar o Oficial do Quadro Complementar e os Capelães Militares. Com a conclusão da formação, os novos Tenentes estarão aptos para exercerem as atribuições e funções de Oficial do Exército Brasileiro, de acordo com sua área, nas diversas Organizações Militares em todo o território nacional.

Receberam a espada de Oficial homens e mulheres das mais distintas regiões do Brasil. Foram cerca de 8 mil candidatos inscritos no concurso, de âmbito nacional, para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e no Estágio Instrução e Adaptação para Capelães Militares (EIA/CM), e que acontece anualmente no mês de setembro. Os novos capelães militares realizaram formação com duração de 37 semanas em conjunto com o CFO/QC, resguardada a especificidade das atribuições do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx).

A EsFCEx tem a nobre missão formar, especializar e aperfeiçoar os Oficiais do Quadro Complementar e do Serviço de Assistência Religiosa; bem como preparar com excelência os Assessores de Gestão de Estado-Maior do Exército Brasileiro.

Acompanhe nas fotos abaixo:

Créditos: Ten Jorge

registrado em:
Fim do conteúdo da página