Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico (CMS)

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 13h12 | Acessos: 3712

O decreto nº 40.843, de 28 de janeiro de 1957, é assinado pelo Presidente, criando o Colégio Militar de Salvador. Provisoriamente instalado no prédio situado à Rua Agripino Dórea, nº 26, em Pitangueiras, onde funcionava o Instituto de Preservação e Reforma do Estado.

 

Em 05 de abril de 1957, o Coronel Uchoa assumiu o Comando do Colégio, caracterizando de fato o início das atividades.

O Colégio foi transferido para o Bairro da Pituba em 02 de julho de 1961. Estavam presentes na cerimônia de inauguração diversas autoridades, dentre elas o Governador Antônio Balbino, o Ministro da Guerra General Lott e o Comandante do CMS Coronel Bezerra Cavalcante.

Em 1989, o CMS foi desativado e voltou a funcionar novamente no ano de 1993, graças a um convênio firmado entre o Exército Brasileiro e o Governo do Estado da Bahia. No mesmo ano iniciaram-se as obras da primeira parte do novo pavilhão de aulas, também na Pituba.

No ano de 1993, foi realizado o exame de admissão para o preenchimento das 65 vagas para o 6º ano. Concorreram 1702 candidatos, entre meninos e meninas.

No dia 03 de fevereiro de 1994, foi inaugurado o pavilhão de aulas com entrada pela Rua das Hortênsias. Compareceram a solenidade o Governador Antônio Carlos Magalhães, o Comandante do Colégio Coronel Oliveira Freitas e demais autoridades. A aula inaugural foi proferida no Centro de Convenções, pelo Professor Aristides Fraga Lima, primeiro professor de Língua Portuguesa do CMS.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página