Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Comandante
Início do conteúdo da página

O Comandante

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 13h54 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 13h47

 

Cel Stefanel

O Coronel de Cavalaria Marconi Gomes Stefanel assumiu o Comando da Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsFCEx/CMS) em 8 de fevereiro de 2018. Nasceu em 31 de agosto de 1967, na cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul. Ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro no ano de 1984 e declarado Aspirante a Oficial da arma de Cavalaria na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende – RJ, no ano de 1990.
Concluiu a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) no ano de 1997 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) no ano de 2008. Também possui os cursos militares de: Bacharelado em Ciências Militares; Mestrado em Operações Militares; Especialização em Ciências Militares; Curso de Defesa Química, Biológica e Nuclear; Curso de Comando e Estado-Maior; Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército; Estágio de Comunicação Social; Estágio de Comandante de Organizações Militares Blindadas e Mecanizadas; e Planejamento Estratégico Operacional. Possui também os seguintes cursos civis: Curso Superior de Defesa, realizado na Escola Superior de Guerra (ESG) e MBA em Gestão, Política e Estratégia, Realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Entre outras honrarias e distinções, o Coronel Stefanel foi agraciado com a Ordem do Mérito Militar, Medalha do Pacificador, Medalha Militar de Ouro, Medalha da Ordem do Mérito Conselheiro Thomaz Coelho, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha Marechal Osório e Medalha Corpo de Tropa Bronze.
Durante sua vida militar, foi Subcomandante do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Santa Maria-Rs; Instrutor da ESAEx/CMS, em Salvador-BA; Chefe da 3ª Seção do Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Bagé-RS; Comandante do 10º Batalhão Logítico, em Alegrete-RS e Subcomandante da EsFCEx/CMS. Ascendeu ao último posto em 31 de agosto de 2014. Antes de assumir o Comando deste Estabelecimento de Ensino, exercia a função de Chefe da Seção de Missão de Paz da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, em Brasília-DF.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página