Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Comandante
Início do conteúdo da página

O Comandante

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 13h54 | Última atualização em Quarta, 26 de Fevereiro de 2020, 18h57

    

Ao assumir o cargo de Comandante da Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador, no dia 13 de Fevereiro de 2020, o Coronel de Infantaria Rubem Mendes da Costa Neto estava servindo no Departamento Geral do Pessoal, em Brasília.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2015.

Nascido em 08 de abril de 1970, nesta Cidade de Salvador, é filho de César Augusto de Medeiros Costa e Carlota Sapucaia Costa.

Incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 30 de  novembro de 1991.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1999 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2008.

Desempenhou as funções de Instrutor Chefe do NPOR do 59º BIMtz (Maceió) e Instrutor do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Rio de Janeiro).

Como oficial de Estado-Maior, chefiou as Seções de Inteligência e de Comunicação Social do Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá), Oficial de Operações da Divisão de Planejamento do Centro de Comunicação Social do Exército (Brasília), Chefe da Seção de Comunicação Social do 1º batalhão de Infantaria de força de paz no Haiti, Chefe da Seção de Comunicação Social da 6ª Região Militar, Conselheiro Militar das Nações Unidas no Escritório Integrado para a Construção da Paz na Guiné-Bissau e SubChefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal.

Foi Comandante da Companhia de Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e do 6º Batalhão de Polícia do Exército (Salvador).

Possui especialização em bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica, na ECEME e os cursos: Avançado de Inteligência, de Operações Psicológicas e de Estado-Maior de defesa.

Entre outras condecorações foi agraciado com: Medalha do Serviço Amazônico passador de prata, Corpo de Tropa – bronze, Nações Unidas (MINUSTAH), Mérito Policial Militar da Bahia, Ordem do Mérito Judiciário Militar, Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro, Medalha Militar de Ouro e Nações Unidas por Serviços Especiais (UNIOGBIS).

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página