Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Curso de Formação de Oficiais
Início do conteúdo da página

O Curso de Formação de Oficiais

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 13h08 | Acessos: 154412

O Curso da EsFCEx destina-se a formação dos oficiais do Quadro Complementar, em diversas áreas de interesse do Exército (Adminsitração, Ciências Contábeis, Com. Social,  Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Psicologia, Pedagogia e Veterinária).

Neste período ocorre a Formação Comum, Especifica e a Pós-Graduação.

 

 FORMAÇÃO COMUM

O Curso Básico de Formação Militar tem por finalidade promover o ajustamento do oficial-aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho profissional como militar.

Com 25 semanas de duração, o curso irá desenvolver as capacidades do oficial-aluno para exercer as funções de Tenente e Capitão não aperfeiçoado. A diversidade de atuação do Oficial do Quadro Complementar impõe-lhe, além da cultura geral e profissional, a necessidade de evidenciar liderança, disciplina intelectual e flexibilidade, entre outros.

O oficial do QCO deve constituir-se em exemplo aos seus subordinados, por meio de sua competência, dedicação e responsabilidade, alicerçado sempre em valores éticos e morais da secular  instituição Exército Brasileiro. Por esse motivo, os oficiais-alunos são aprimorados na área cognitiva, desenvolvidos na área psicomotora (inclusive no condicionamento físico) e desenvolvidos na área atitudinal. Além de tomar conhecimento da estrutura do Exército Brasileiro e de sua dinâmica de funcionamento, o oficial-aluno terá oportunidade, ainda, de conhecer os regulamentos básicos, os manuais e as normas militares da Força Terrestre.

 

 FORMAÇÃO ESPECÍFICA

As atividades das áreas específicas tem como objetivo sintonizar os conhecimentos adquiridos pelos oficiais alunos originados nos bancos das universidades/faculdades às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro. Os instrutores das respectivas áreas de conhecimento, ministram instruções visando capacitar o oficial aluno para o desempenho futuro das suas diversas missões.

O Curso de Formação Específica dura cerca de 10 semanas, tem cerca de 190 (cento e noventa) horas, ministrados nas salas de aulas e nos estágios supervisionados. No decorrer do ano são realizadas visitas a diversos órgãos militares na guarnição de Salvador e em outros estados.

Nesse período são elaborados, ainda, os Projetos Interdisciplinares, os artigos científicos e os artigos de opinião, estes últimos no contexto do Projeto Mário Travassos. Estas atividades contribuem para que o futuro desempenho do militar tenha por base o trabalho colaborativo em grupo, o pensamento crítico e a capacidade de inovação.

Na Formação Específica, o oficial aluno receberá conhecimentos necessários para o desenvolvimento de suas competências, simulando situações problema semelhantes às que vivenciará na sua atividade nas diversas Organizações Militares. Além disso, o curso possibilita inúmeras oportunidades para aliar teoria à prática.


 

 PÓS-GRADUAÇÃO

Os primeiros passos na construção da Pós-graduação na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) surgiram com os Projetos Interdisciplinares (PI), que começaram a fazer parte do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) em 1998, como uma adaptação da formação específica às novas diretrizes da Modernização do Ensino no Exército Brasileiro. A base pedagógica destes projetos é o trabalho em equipe e a metodologia da pesquisa científica, tendo como fundamento, desde 2003, a interdisciplinaridade entre as diversas áreas de especialidade do QCO, formando-se equipes de diversas profissões. Neste mesmo período, os oficiais-alunos começaram a produzir artigos científicos durante o CFO/QC.

A Pós-graduação e a pesquisa ocorrem em paralelo com as demais atividades do Curso de Formação de Oficiais e possibilita ao concludente do CFO receber o título de Especialização em Aplicação Complementares às Ciências Militares, nível pós-graduação lato sensu.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página