Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Produção Científica
Início do conteúdo da página

Produção Científica - EsFCEx

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 13h41 | Acessos: 5086

A EsFCEx vem produzindo, nos últimos anos, trabalhos científicos - Artigos e Projetos Interdisciplinares - nas diversas áreas de formação, o que possibilita ao oficial-aluno, no decorrer do curso, o entrelaçamento de conhecimentos específicos, além de prepará-los para exercer as mais diversas funções. Projeto Interdisciplinar é um trabalho complexo, onde a Divisão de Ensino apresenta temas de interesse da EsFCEx e do Exército Brasileiro. São criadas equipes de trabalho, compostas por alunos de diferentes áreas, sendo que cada um irá colaborar com seus conhecimentos específicos, coordenados por um ou mais instrutores da Escola.

No Artigo Científico, o aluno escolhe um tema a partir do Projeto Interdisciplinar, e é orientado por um instrutor da EsFCEx. Os artigos desenvolvidos na EsFCEx já foram publicados em diversas publicações e também apresentado em congressos, atestando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nesta instituição. Esses artigos também estão disponíveis no nosso Banco de Artigos na Internet.

 

REVISTA CIENTÍFICA

A Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar – RICAM, da Escola de Formação Complementar do Exército, é um espaço para a publicação de trabalhos científicos desta escola, onde são formados os oficiais do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Seu principal propósito é dar visibilidade ao produto intelectual dos integrantes da linha do ensino complementar do Exército. Portanto, é o local ideal para a publicação dos trabalhos científicos de todos os integrantes do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), formados desde 1990, primeira turma da EsFCEx. Muitos militares, sabemos, concluíram especializações, mestrados e doutorados, e têm aqui a oportunidade de dividir o conhecimento auferido com os demais interessados na investigação científica e na produção de saber.

A RICAM está aberta a todos os trabalhos científicos desenvolvidos nos diversos ramos das Ciências Militares e das Ciências Complementares à Atividade Militar. Convidamos a todos que produzem conhecimento nessas áreas a construir, em conjunto com a equipe editorial da Revista, um instrumento dinâmico, atual, criativo, inovador, em estreita ligação com a realidade e com capacidade de contribuir, visando à modernização da Força Terrestre. Para mais detalhes de como ser um colaborador desta publicação, ou demais informações sobre a Revista Científica, entre em contato com a Divisão de Ensino da EsFCEx, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Para acessar o site da revista científica, clique aqui.

Para realizar o download do modelo de artigo para submissão, clique aqui.

Para acessar o Edital RICAM, clique aqui.

 

BANCO DE ARTIGOS

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página