Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Escolhendo os caminhos

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 11h09 | Acessos: 341

     Salvador, BA - Os alunos do 3° e 2° Ano do Ensino Médio estiveram no Colégio Militar de Salvador (CMS), nos dias 02 e 03 de fevereiro, respectivamente, para esclarecer dúvidas  sobre os Itinerários Formativos e escolher o caminho que vão seguir. As mudanças nas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio preconizam que, além da Formação Geral Básica, onde os alunos desenvolvem competências e habilidades nas Áreas de Conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Tecnologias), as escolas precisam oferecer um conjunto de situações e atividades educativas que os auxiliem na escolha de uma carreira, uma parte flexível no currículo educacional que o aluno escolhe de acordo com suas afinidades e objetivos.

     O CMS, seguindo as diretrizes do Sistema Colégio Militar do Brasil e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, disponibilizou dois itinerários para seus alunos, um com foco nas Carreiras Universitárias e outro com foco nas Carreiras Militares. A aluna do 3º Ano Víctoria Teixeira conta que seu sonho é estudar no Instituto Militar de Engenharia e que escolheu o Itinerário para as Carreiras Militares porque terá uma carga-horária maior em física e química e uma carga-horária complementar que vai auxiliar com o Treinamento Físico, já que as escolas militares têm teste físico para admissão. O aluno Levi escolheu o Itinerário com foco nas Carreiras Universitárias, “eu quero me preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quero ser médico. O Colégio tem me ajudado muito e eu confio que essas mudanças vão me fazer chegar ao meu objetivo”.

     O Novo Ensino Médio tem um caráter mais preparatório, com vistas a fortalecer o interesse, o engajamento e o protagonismo dos estudantes e assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os ajudem a lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais e culturais. Os alunos estão entendendo e se adaptando as novidades, e em 2021, o 1° e 2° anos do Ensino Médio terão também a disciplina de Redação; as aulas de inglês, previstas na base comum, serão ofertadas de forma seriada; as avaliações serão montadas com questões similares as cobradas nos concursos para os quais estão se dedicando, dentre outras alterações que buscam o desenvolvimento discente e a promoção da cidadania.

     As atividades foram desenvolvidas respeitando todas as normas que preconizam os cuidados sanitários necessários ao combate a proliferação do coronavírus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página