Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Boletim Alusivo - 48º aniversário da DEPA

Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 11h47 | Acessos: 138

07 DE FEVEREIRO DE 2021 – 48º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DA
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

BOLETIM ALUSIVO



No momento em que a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial – DEPA – completa 48 anos desde sua criação, cabe uma reflexão.

É tradição em nossa sociedade a comemoração de bodas, para celebrar, com festa, uma união, recebendo cada aniversário significado e denominação diferentes. Mais do que a afirmação como co-autora e partícipe do processo de modernização do ensino dos Colégios Militares, a DEPA celebra, hoje, sua união com a Educação e seu compromisso na formação de jovens. Enfim, são quarenta e oito anos de relevantes serviços prestados ao Exército e à Nação. São 48 anos – na tradição popular de celebração – que correspondem às Bodas de Granito, símbolo universal e representativo desta união que traz, na beleza e na resistência dessa rocha, o simbolismo da sustentação da família garança e da fidelidade à excelência do ensino na transmissão dos valores e das tradições do Exército Brasileiro. Independentemente do tamanho dos desafios que se coloquem à sua frente!
Criada pelo Decreto Presidencial Nº 71.823, de 07 de fevereiro de 1973, a DEPA é o resultado da necessidade de reunir os Colégios Militares (CM) em um único sistema, o Sistema Colégio Militar do Brasil. Ela é, ao mesmo tempo, a principal responsável e a guardiã da uniformização da educação nos atuais 14 (quatorze) CM, preservando as peculiaridades e as necessidades de cada um deles.

Tendo um encargo diferenciado dentre as demais Diretorias do Departamento de Educação e Cultura do Exército, a DEPA coordena a Educação Básica, ou seja, o Ensino Fundamental e Médio na Força Terrestre, uma missão extremamente nobre e gratificante. Lidar com uma parcela tão expressiva da sociedade, ter como objetivo aprimorar o conhecimento, a ciência, a cultura, a informação, além de ajudar no desenvolvimento físico e moral do ser humano, instruindo-lhe e moldando-lhe o caráter, é uma tarefa de extrema responsabilidade e significado, tal sua magnitude.

A Diretoria tem se empenhado para prestar um eficiente apoio técnico-normativo ao DECEx nos assuntos relacionados à Educação Básica, sendo um elo entre o escalão superior e as  quatorze escolas subordinadas. Ao proporcionar assistência aos CM, supervisionando-os, coordenando-os e orientando-os, busca conduzir, com assertividade e competência, o processo ensino-aprendizagem em todo o Sistema. São cerca de 1.500 professores e aproximadamente 14.000 alunos, todos integrantes de um conjunto educacional centenário e de comprovada excelência. Tendo como base uma educação formal e integral, cuja proposta pedagógica é baseada nos valores, costumes e tradições do Exército, os CM buscam desenvolver as inúmeras aptidões e habilidades, a fim de capacitar os alunos a superar os desafios dos novos tempos.
Nesse contexto, as recentes ações desenvolvidas pela Diretoria, como o currículo alinhado ao Ensino por Competências, a capacitação do corpo docente para a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e de novas tecnologias digitais de comunicação – fatores fundamentais diante do cenário vivido no ano de 2020, por si só revelam um pouco da importância da criação da Diretoria há quarenta e oito anos. Os resultados obtidos, ano a ano, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas diversas Olimpíadas Escolares comprovam que as gestões da Diretoria e dos CM estão em consonância com o sentido primeiro da ação educativa: formar o cidadão. Ao mesmo tempo, ao se agregar às suas rotinas curriculares importantes projetos educacionais, ampliou-se horizontes e potencializou-se o sentimento de pertença, característica que faz do principal usuário do nosso Sistema um estudante diferente!

A atualização do Projeto Pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil (PP/SCMB), em fase final de aprovação, também ratifica, em suas 17 metas para o quinquênio 2021-2025, que nos Colégios Militares pratica-se um ensino sério e atualizado. Isto acontece a partir da supervisão e sistematização das inúmeras atividades e práticas pedagógicas, especialmente aquelas em benefício da continuidade da modernização, aprimorando, cada vez mais, o processo educativo, a fim de se adequar às novas demandas que o mundo contemporâneo nos contempla.

Não é de hoje que vemos pessoas que passaram pelos CM ocupando cargos e funções de destaque e de comando no País e no exterior. Todos muito bem preparados para seguir seus estudos, competir no mercado de trabalho, agir com ética e responsabilidade e exercer plenamente a cidadania. Esse é o maior retorno que nossos alunos dão ao empenho e à dedicação dos profissionais da DEPA e dos Colégios Militares.

48 anos, Bodas de Granito! Ao comemorarmos mais um aniversário da DEPA, registramos nosso reconhecimento pelo esforço de todos os atuais e antigos integrantes da Diretoria, cuja dedicação vem confirmando, cada vez mais, a importância do Sistema Colégio Militar do Brasil, para a família militar e para o País. Do mesmo modo, agradecemos aos docentes, discentes e corpo permanente dos Colégios pela dedicação e seriedade com que conduzem as atividades, motivo de orgulho para a sociedade brasileira.

Integrantes do Sistema Colégio Militar do Brasil – professores, funcionários civis, oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, bem como integrantes da DEPA/OM – tenham a certeza de que vocês constituem o bem mais precioso da nossa Diretoria! O trabalho profissional e de equipe que realizam, em prol dos nossos alunos, aliado à participação da família, o primeiro berço educacional do ser humano, possibilitam a prática de uma educação de qualidade e de valorização do educando.

Permaneçamos unidos em prol de uma Diretoria e de um Sistema de Ensino cada vez melhor, na esperança de que a educação de excelência ministrada nos colégios militares possa contribuir para incrementar a realidade da educação nacional como um todo. Continuemos a fazer a nossa parte, caminhando, lado a lado, conscientes de que a Educação de qualidade é a melhor estratégia para a transformação do Brasil em um País mais próspero, mais ético, mais justo e mais democrático.


                                                                                      ZUM ZARAVALHO!!

 


General de Divisão FRANCISCO CARLOS MACHADO SILVA
Diretor de Educação Preparatória e Assistencial

registrado em:
Fim do conteúdo da página