Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Curso de Formação de Oficiais
Início do conteúdo da página

O Curso de Formação de Oficiais

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 10h08 | Acessos: 222712

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) é um estabelecimento de Ensino que integra o Sistema de Educação Superior Militar do Exército (SESME), subordinado à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), tendo sido criada por meio da portaria Nr 1.506, de 15 de março de 2021, pela fusão da Escola de Saúde do Exército (EsSEX), sediada no Rio de janeiro/RJ e a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), com sede em Salvador/BA.

A atual ESFCEx, como um dos centros de excelência do Exército Brasileiro, tem a missão de formar o oficial de carreira nas diversas áreas de interesse do Exército Brasileiro, dentro do Serviço de Saúde, Quadro Complementar de Oficiais e Serviço de Assistência Religiosa, selecionados por meio de concurso nacional de nível superior.

Para tal, a ESFCEx conduz três Cursos de Formação de Oficiais, seguindo as seguintes vertentes:

• Curso de Formação para Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau) – contempla as áreas de Medicina, Farmácia e Odontologia.
• Cursos de Formação para Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) - contempla as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Fisioterapia, Informática, Magistério, Psicologia, Pedagogia e Veterinária.
• Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) - contempla a formação de Capelães Católicos e Evangélicos.

 

Atividades e duração do Curso de Formação de Oficiais

Os Cursos de Formação para Oficiais contemplam 3 (três) fases com uma duração total de 37 semanas:

A fase inicial é denominada Formação Individual Básica (FIB), tendo a duração de 11 semanas. Esta fase tem por objetivo realizar a formação militar básica e promover a adaptação do oficial instruendo às peculiaridades e rotinas do Exército Brasileiro (EB).

A fase subsequente é chamada de Formação Militar de Oficial (FMO), tendo a duração de 10 semanas. Esta fase foca em capacitar o oficial instruendo ao adequado desempenho profissional como oficial do EB.

Ao final dessas primeiras 21 semanas, o aluno irá desenvolver as capacidades necessárias para o exercício das funções inerentes ao Oficial do EB nos postos de Tenente e Capitão não aperfeiçoado.

Como fase final temos a Formação Específica (FE), com duração de 16 semanas, que destina-se a integrar os conhecimentos das especialidades dos oficiais instruendos às peculiaridades organizacionais e missões do EB.

Durante esta fase também é conduzido um estágio supervisionado, onde os alunos são conduzidos as guarnições de Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ a fim de incrementar seu aprendizado por meio da prática em suas especialidades em órgãos e estruturas do EB mais afetas as suas respectivas áreas de atuação.

Concomitante as fases do curso de formação, os alunos participam de projetos diversos, com enfoque no desenvolvimento da liderança militar, aprimoramento da capacidade argumentativa por meio de confecção de artigo de opinião, incremento da prática da leitura e realização de um Trabalho de Conclusão de Curso, solidificando os valores e tradições militares ao conhecimento técnico-científico necessários ao Ofical do EB.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página